Retirar vespa em São Caetano do Sul, nós amigos das abelhas trabalhamos com segurança, retiramos o enxame de vespa da sua casa ou empresa e soltamos na natureza.
Certamente você faz parte do grupo daquelas pessoas que não são muito fãs de insetos. Talvez um dos mais odiados seja o famoso, e temida, abelha. Um novo estudo indica que a abelha é bastante odiado pelas pessoas. Em contraste, a pesquisa mostra que as pessoas amam as abelhas.
Qual a função desse inseto na natureza?
Retirar vespa em São Caetano do Sul Elas estão relacionadas com a sobrevivência de muitas espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola e para o sustento de espécies (aves e mamíferos) que se alimentam de frutas e sementes. Através da polinização, cerca de 80% das plantas se reproduzem.
Enxames de vespa alojados na natureza geralmente estão em locais de difícil acesso, vulneráveis aos inimigos naturais e inadequados para qualquer manejo pelos apicultores.
Enxame de vespa alojado em uma casa, necessitando de remoção pelos apicultores.
A colméia deve ficar estrategicamente posicionada no local original, com o alvado exatamente na posição de vôo do enxame, para recolher as abelhas que retornem caminhando ou voando.
A remoção de enxames alojados nas cidades, em praças ou prédios beneficia os apicultores, mas, acima de tudo, é um importante serviço social prestado pelos mesmos à comunidade e à natureza.
É uma forma ativa de povoamento dos apiários pelos apicultores, onde os enxames, antes inacessíveis aos manejos de produção de mel, agora ocupam colméias e se tornam produtivos.
Segundo o sociólogo e historiador José de Souza Martins…
da Universidade de São Paulo, a região em que hoje se situa o município de São Caetano do Sul é ocupada desde o século XVI, quando era conhecida como Tijucuçu. Foi área de fazendas de moradores do antigo povoado de Santo André da Borda do Campo, onde vivia João Ramalho e que depois, em 1553, se transformaria em vila pelo primeiro governador-geral do Brasil Tomé de Sousa.[20] Sua população e seu predicamento de vila (município) foram transferidos para o povoado jesuítico de São Paulo de Piratininga em 1560 a mando de Mem de Sá.[20]
A partir do começo do século XVII, fazendeiros e sitiantes da hoje região do ABC começaram a migrar para o Vale do Paraíba, onde surgiriam as vilas de Taubaté e de Santana das Cruzes de Mogi (Mogi das Cruzes). Dois desses fazendeiros e criadores de gado doaram suas terras para o Mosteiro de São Bento da vila de São Paulo, um onde viria a ser São Bernardo e outro onde viria a ser São Caetano. Nesta última região, o doador foi o capitão Duarte Machado, em 1631,[21] que participara da bandeira de Nicolau Barreto aos sertões dos índios temiminós, em 1602, para captura e escravização de indígenas. Foi ele também membro da Câmara da Vila de Piratininga, onde exerceu a função de almotacel.
Quarenta anos depois, em 1671, Fernão Dias Pais Leme arrematou em leilão o sítio do falecido capitão Manuel Temudo, também no Tijucuçu, e o doou ao mesmo Mosteiro de São Bento. Formou-se, assim, a Fazenda de São Caetano, utilizada pelos monges beneditinos para cultivo de feijão, arroz e mandioca.[22]
Em 1717, os monges começaram a erguer no lugar onde está hoje a Matriz Velha de São Caetano uma capela dedicada a São Caetano di Thiène, o santo patrono do pão e do trabalho. Passou a fazenda a chamar-se Fazenda de São Caetano do Tijucuçu, depois apenas Fazenda de São Caetano. Alguns anos depois, em 1730, os monges fundaram ali uma fábrica de telhas, tijolos, lajotas, louças e adornos cerâmicos para ornamento de casas e igrejas na cidade de São Paulo.
Esse material era diariamente transportado, pelo Rio Tamanduateí, de um porto que havia na Fazenda para o Porto Geral de São Bento, onde é hoje a rua 25 de Março, pouco adiante do atual pé da Ladeira Porto Geral. Até o século XVIII, o trabalho da fazenda era realizado por índios administrados sujeitos a servidão, libertados em 1755 pelo Diretório dos Índios do Grão-Pará e Maranhão, cujos efeitos foram, em 1757, estendidos ao Estado do Brasil. A partir dessa época por escravos negros de origem africana. A fábrica funcionou até 1871, durante 141 anos. Dessa época, subsistem no centro do atual município os canais abertos pelos escravos no século XVIII para drenagem dos terrenos próximos aos rios Tamanduateí e Meninos.
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